Psicomotricidade ? Você Sabe o que é ? E o que ela faz para seus filhos ?!

Depois de entrar no universo infantil, tudo é pensando para o bem dessas pessoinhas tão pequenas, delicadas e amores de nossas vidas, certo !?

Então vamos mais além aqui hoje,v amos falar sobre psicomotricidade, um assunto muito sério e que está diretamente relacionado ao aprendizado.

É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade define a Psicomotricidade como “a ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo”.

Exemplos mais visíveis de problemas psicomotores aparecem no momento da alfabetização. Antes de se suspeitar de déficit de atenção ou outra questão psicológica, é importante observar como se dá o movimento da criança : tropeça muito? Esbarra nos móveis da casa? Tende a ser mais preguiçosa? Uma das hipóteses é que a criança não entende exatamente como o seu corpo funciona e, por isso, não consegue definirir seus próprios movimentos como se sentar na cadeira, segurar o lápis ou mesmo operar com as habilidades de organização do conhecimento.

De todos os artigos pesquisados, pra quem quiser ter uma super referência vale dar uma olhada neste. É realmente bom ! Abaixo segue uma parte dele:

[…]

O movimento humano, portanto, é mais que simples deslocamento no espaço, constitui-se em uma linguagem que permite as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo (HAAS e GARCIA, 2008).

As maneiras de andar, correr, saltar, resultam das interações sociais, são movimentos construídos em função das necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas, presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos, constituindo-se assim numa cultura corporal de movimento. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo (dança, jogo, brincadeiras, etc), nas quais se faz uso de vários gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade crescente.

[…]

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam em conceitos gerais com os quais brinca. Seus conhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes. No ato de brincar a criança vai estabelecendo diferentes vínculos, necessários ao equilíbrio psicossomático.

As práticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio no qual a criança vive, permitem que ela desenvolva capacidades e construa repertórios compostos de brincadeiras, que favorecem oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras.

Ao executar as mais diferentes brincadeiras, a criança vai conhecendo seu corpo e dos demais, progressivamente vai formando sua imagem corporal, e, portanto, seu esquema corporal. Integrando o esquema com a imagem corporal, ela torna-se mais equilibrada em termos psicossomáticos. Pela brincadeira a criança satisfaz suas necessidades presentes à medida que aparecem e vive seu corpo no modo simbólico em relação com o mundo e com os outros.

Fique atento e brinque muito com seus filhos, explore todo o potencial, assim ele aprende a ter noção do seu corpo e do espaço !

Anúncios

Um pensamento sobre “Psicomotricidade ? Você Sabe o que é ? E o que ela faz para seus filhos ?!

  1. Pingback: Por Mais Casas Nas Árvores ! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s