Ingredientes que não podem faltar na papinha salgada

Quando o bebê passa a comer alimentos sólidos, a vida da família muda. Além de organizar as refeições diárias de todos, é preciso pensar na criação de papinhas saudáveis e gostosas. Afinal, a criança precisa de todos os nutrientes para se desenvolver, mas também de sabores sedutores para gostar do que está comendo. É preciso muita criatividade na hora de organizar almoços e jantares. Para ajudar, fizemos uma lista dos 10 ingredientes essenciais para ter em casa nesse momento. Com eles é possível preparar diversos tipos de papinha.

comida1

Carne

Ela pode ser bovina ou de frango. O importante é que ela contém proteína, um nutriente que ajudará a desenvolver toda a parte estrutural do bebê, ou seja, construirá os músculos, unhas, dentes, ligamentos, ossos, cartilagens e tecidos.

comida2

Arroz ou macarrão

Eles contêm carboidrato que é responsável pela energia do corpo e ajudam o bebê a desenvolver suas atividades diárias. O arroz branco é bom, mas o integral contém mais proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas B. O mesmo ocorre no caso do macarrão: a versão integral possui mais fibras e maiores quantidades de vitamina. Acostumar seu bebê com esse tipo de alimento pode ser uma boa ideia.

comida3

Feijão

É fonte de proteína vegetal, além de ser rico em minerais e vitaminas, principalmente do complexo B, todas importantes para o crescimento da criança. Também possui fibras que auxiliam o trânsito intestinal do bebê.

comida4

Batata e batata-doce

Ambos são carboidratos. Ao serem consumidos, são transformados em glicose (açúcar) e fornecem toda energia necessária para as atividades da criança.  Também ajudam a formar a membrana celular, mantendo-a íntegra. As batatas ainda são ricas em fibras e vitaminas.

comida5

Mandioquinha

Outro carboidrato que dará energia para o bebê se mexer, brincar e desenvolver o seu físico. A mandioquinha é rica em amido de fácil digestão, por isso é tão bem aceita pelas crianças. Também fornece cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.

comida6

Abóbora

Esse legume é rico em vitaminas e minerais, como o fósforo, o cálcio, o ferro e o potássio, importantíssimos para o desenvolvimento, crescimento e manutenção do sistema imunológico dos bebês.

comida7

Cenoura

As vitaminas, o betacaroteno e outros minerais encontrados na cenoura ajudam no desenvolvimento da criança. Seu sabor adocicado agrada facilmente o paladar infantil.

comida8

Brócolis

Ele é a hortaliça que possui maior concentração de ferro, nutriente essencial para manutenção das células que transportam o oxigênio pelo corpo – processo que é fundamental para um bebê se desenvolver bem. Também é rico em fibras, cálcio e vitaminas.

comida9

Espinafre ou escarola

Além de fornecerem muitos nutrientes e vitaminas essenciais, as folhas são ricas em fibras, que contribuem para que o intestino do bebê funcione regularmente.

comida10

Beterraba

Ela é considerada a cesta básica de micronutrientes: possui vitaminas A e K, fonte de vários tipos de vitamina B, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. Todos nutrientes importantíssimos não só para ajudar no desenvolvimento do bebê como na manutenção do seu sistema imunológico.

 

Por: Mônica Brandão
Fonte e créditos: http://bebe.abril.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s