O que comer?

Existem vários nutrientes que a futura mamãe precisa ingerir durante a gravidez, tais como: magnésio, zinco, ácido fólico, vitaminas… Confira os benefícios e a importância de cada nutriente durante a gestação.

dieta1Ácido fólico
A ingestão dessa substância é crucial para prevenir malformações no feto. Tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre são alguns alimentos ricos em ácido fólico. No entanto, a quantidade da vitamina fornecida por essas fontes não é considerada suficiente para quem deseja engravidar. Aí entram em cena os suplementos, que geralmente associam o ácido fólico a outras substâncias também essenciais à gestante, como o ferro, que previne a anemia. As cápsulas podem ser encontradas nos postos de saúde pública e são gratuitas. Atualmente, as farinhas de trigo e milho, por determinação do Ministério da Saúde, também são enriquecidas com ferro e ácido fólico.

dieta2

 

Magnésio
Contribui para a formação e o crescimento dos tecidos. Também ajuda a relaxar as artérias e o útero, evitando o aumento da pressão arterial e as contrações inadequadas. A carência desse mineral pode causar fadiga durante a gravidez.
Suas principais fontes são cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água-de-coco.

dieta3

 

Zinco
O zinco atua na cicatrização dos ferimentos e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. A produção de material genético, como o DNA, também depende desse nutriente, por isso ele é tão importante durante a gravidez.
Suas fontes são carnes, peixes, ostras e crustáceos, iogurte, gérmen de trigo, ovos e cereais enriquecidos.

dieta4

 

Vitamina E
Funciona como um poderoso antioxidante: protege o organismo da mãe da ação de toxinas e também as células do bebê que estão se desenvolvendo. Ela é responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos.
Um estudo concluído em 2006 por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, revelou que a baixa ingestão de vitamina E durante a gravidez pode predispor a criança a desenvolver asma por volta dos 5 anos de idade.
Esse nutriente é encontrado em azeite de oliva, gema de ovo, fígado, gérmen de trigo, óleo de girassol, arroz, amêndoa, nozes, castanha-do-pará, vegetais folhosos e legumes.

dieta5

Vitamina C
É indispensável no cardápio da gravidez, pois, além de auxiliar nas defesas do organismo contra as doenças, contribui para a absorção do ferro, mineral que previne a anemia.
As principais fontes são acerola, kiwi, laranja, tomate, morango, abacaxi, abóbora, pimentão e alho-poró.

dieta6

 

Vitamina D
O nutriente é sintetizado, principalmente, quando a pessoa se expõe ao sol. Ele é responsável pela absorção do cálcio pelo organismo e, dessa maneira, também contribui para o crescimento dos ossos e dos dentes do bebê. Pode ser encontrado, embora em uma pequena quantidade, em ovos, cereais e peixes mais gordurosos, como sardinha, cavala e atum.

dieta7

Cálcio
O início da formação dos dentes-de-leite, os decíduos, ocorre por volta da sétima semana de gestação. A dieta da futura mãe tem muito a ver com a saúde bucal do bebê que vai nascer. “O cálcio necessário para o crescimento do feto e a mineralização dos dentes provêm da alimentação da gestante”, diz o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. “Sua carência severa promove a má-formação óssea e dentária”, alerta a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Isso não é motivo para exagerar no consumo. Afinal, tudo o que a gestante consome interfere diretamente na saúde do feto.
Os alimentos ricos em cálcio são queijo fresco, sardinha, leite e verduras escuras.

dieta8

Ômega-3
Quando consumido por mulheres grávidas, esse ácido graxo insaturado reduz a incidência de parto prematuro e melhora o peso da criança ao nascer, além de estimular a inteligência e a coordenação motora.
Atum, sardinha, salmão e arenque são exemplos de peixes que devem ser consumidos de uma a três vezes por semana por mulheres grávidas. O ideal é comê-los grelhados ou assados, para que seus nutrientes sejam mais facilmente absorvidos.

 

Fonte: http://bebe.abril.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s