Assaduras: veja como proteger o seu bebê

assadura é uma dermatite (irritação da pele) comum entre os bebês que usam fralda. Você vai perceber facilmente, pois a região do bumbum da criança fica vermelha e, às vezes, surgem lesões em forma de bolinhas e descamação (ui!). Ela é causada principalmene pelo contato da pele do bebê com as fezes e a urina e também porque a região, obviamente, é muito abafada. Mas com alguns cuidados, é possível manter o seu filho livre dela.

 Shutterstock

Como evitar

Em primeiro lugar, a região genital da criança tem de estar sempre limpa. Para isso, troque as fraldas em intervalos de três horas e sempre que ela fizer cocô. Faça a troca em um ambiente limpo e não esqueça de lavar as mãos para evitar contaminação.

Evite usar lenços umedecidos. Não tem problema usá-los em passeios, mas dentro de casa prefira o algodão com água morna ou fria. Se mesmo depois disso você perceber que o bumbum ainda não está limpo o suficiente, o ideal é lavar com água corrente e sabão neutro.

Os cremes contra assaduras ajudam a evitar o contato direto do xixi e do cocô com a pele do bebê. Mas alguns pediatras não os recomendam, pois certas marcas são difíceis de lavar e o efeito pode ser o contrário: a sujeira fica grudada no bumbum da criança. Se for usá-los, melhor conversar antes com o médico do seu filho para escolher uma marca adequada. O talco também está em desuso. Ele diminui o atrito, mas se aspirado pode fazer mal. Se preferir, use alguma receita caseira com amido de milho.

Algumas mães notam que as crianças que usam fraldas de pano são menos suscetíveis às assaduras, mas não há comprovação científica. Se a higiene não for feita corretamente, a pele do bumbum vai ficar irritada independentemente do tipo de fralda.

O ideal é deixar a criança sem fralda durante alguns períodos. Pomadas específicas para tratamento também são recomendáveis.

Se com todos esses cuidados a região permanecer assada durante vários dias, é preciso avisar o pediatra ou agendar uma consulta. Pois a assadura constante pode ser sinal de outros problemas, como alergia a algum alimento que está alterando o PH das fezes. Também é preciso observar a irritação da pele para constatar se surgem infecções secundárias, que podem ser causadas por fungos e bactérias.

Alguns bebês também desenvolvem alergia a algum tipo de fralda descartável. Fique atenta, uma simples mudança na hora da compra pode resolver o problema.

O surgimento dos dentinhos causa assadura?

Essa relação é observada com frequência pelas mães. De fato, durante o período da erupção dentária as crianças podem ter diarréia, uma vez que levam a mão à boca o tempo inteiro, o que por consequência aumenta as chances de irritação no bumbum.

Fonte: Revista Crescer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s