Amizade ☺

Todos os pais já sabiam, mas agora um estudo comprovou: ter amigos é importante para saúde dos pequenos. Pesquisadores canadenses provaram que ter um amigo em momentos difíceis tem um impacto direto na redução dos níveis de estresse nas crianças.

O estudo analisou alunos do ensino fundamental de uma escola canadense. Os pequenos tinham que escrever um diário por quatro dias, mesmo período pelo qual os cientistas recolheram amostras da saliva das crianças, para analisar a presença de cortisol, um hormônio ligado diretamente aos níveis de estresse.

Amigos2_large
Aqueles que contavam com a presença de um amigo durante as broncas dos professores, ameaças de colegas ou bullying produziam menos cortisol e tinham maior auto-estima. O responsável pelo estudo, William Bukowski, afirmou que esta situação afeta diretamente o corpo e a mente dos pequenos, segundo o site da revista Veja.

Este é o primeiro estudo que aponta estes resultados em crianças. Para os cientistas, a quantidade de cortisol produzida durante a infância pode trazer conseqüências a longo prazo, como “supressão imunológica e problemas na formação óssea”, diz Bukowski, o que retardaria o desenvolvimento dos pequenos.

 

 

 

*Fonte: Pais e Filhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s